CI

Ar frio continua avançando e segue em direção ao Norte

Quinta e sexta-feira podem ser os dias mais frios para o mês de maio no cerrado


Foto: Pixabay

As condições do tempo continuam favoráveis para o avanço do ar frio sobre o país. As temperaturas continuam caindo ao longo desta quinta-feira (19.05), especialmente no cerrado brasileiro. Isso ainda ocorre devido ao avanço do ciclone sobre o oceano, de forma que os ventos associados ao sistema, ainda são fortes o suficiente para deslocar o ar polar para dentro do continente. 

As projeções indicam que as temperaturas podem ficar abaixo dos 12°C na parcela central do Mato Grosso. E o dia poderá iniciar com marcas abaixo dos 5°C no centro do estado do Goiás, bem como no Triângulo e Sul de Minas. 

É a partir desta quinta que as temperaturas entram em declínio na região norte e nordeste. No sul de Rondônia, as marcas podem ser inferiores aos 14°C no período da manhã. As marcas também serão baixas sobre o Sul do Amazonas, Acre, sul do Pará e sul do Tocantins, onde o amanhecer poderá registrar temperaturas abaixo dos 15°C.

A expectativa é de que entre quinta e sexta-feira (20) a massa de ar polar alcance o seu máximo de intensidade. Com a possibilidade da quebra de recordes de temperatura para o mês de maio nas áreas do cerrado. 

Também é na sexta que o frio chega ao sul da Bahia e o amanhecer na capital Manaus poderá ser abaixo dos 20°C. O mapa abaixo ilustra a diferença entre a temperatura prevista e a média. É evidente a abrangência do ar frio (tons em azul), tomando conta de praticamente todo o continente, atingindo até mesmo as áreas do norte do país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.