CI

Araçatuba (SP) recebe caravana da fruta

A Caravana da Fruta irá levar técnicos, pesquisadores e consultores para informar e capacitar os produtores em manejo, sistemas de irrigação, adequação da propriedade para exportação, padronização do produto, fitossanidade e agroindustrialização


Cinqüenta produtores rurais e convidados da região de Araçatuba, em São Paulo, recebem nos dias 31 de julho e 1 de agosto a Caravana da Fruta no município de Guaruaçaí, que irá levar técnicos, pesquisadores e consultores para informar e capacitar os produtores em manejo, sistemas de irrigação, adequação da propriedade para exportação, padronização do produto, fitossanidade e agroindustrialização. Segundo Shoji Korin, presidente da Associação de Produtores de Abacaxi do Município de Guaraçaí - APAMG, “a Caravana da Fruta trará tecnologia para o produtor, pois neste mundo que vivemos sem conhecimento ficamos fora do mercado, por isso o produtor tem que conhecer as novas tecnologias".

A Caravana da Fruta é uma ação do projeto Fruta Paulista, fruto da parceria entre IBRAF, SEBRAE-SP e seus escritórios regionais, que visa levar informação a pequenos produtores de 7 regiões do Estado e proporcionar aos participantes as informações necessárias para estruturar desde a produção até a comercialização, visando a utilização das melhores técnicas para garantir um produto com boa aceitação do consumidor. Para Roderic Ken Miyoshi, analista do escritório regional do SEBRAE-SP em Araçatuba, "a Caravana da Fruta atende as necessidades do grupo de abacaxi, já que foram eles que solicitaram os temas que serão abordados, e fortalece ainda mais o relacionamento do Sebrae com seus parceiros - produtores, associados, entidades, etc”.

Guaraçaí é o maior produtor de abacaxi Havaí ou Smouth Cayene em São Paulo, respondendo por 82,7% da produção do estado, com uma colheita anual de 80 mil toneladas em 3,5 mil hectares dedicados ao cultivo. Metade da população da cidade de cerca de 10 mil habitantes está envolvida direta ou indiretamente nos elos dessa cadeia produtiva. Maurício de Sá Ferraz, coordenador do Projeto Fruta Paulista pelo IBRAF, “o abacaxi é uma fruta de grande importância para a região de Araçatuba e os produtores dessas frutas estão organizados em uma Associação bem definida, o que facilita a adoção de novas práticas bem como a participação nas atividades do projeto”.

O projeto Fruta Paulista na região de Araçatuba tem o objetivo de promover o desenvolvimento das Cadeias Produtivas de Abacaxi por meio da capacitação dos produtores e técnicos da região, em Boas Práticas Agrícolas com foco na certificação, incentivando a comercialização através do enquadramento nas exigências dos mercados interno e externo, finalizando com ações de marketing nacional e/ou internacional. Para José Carlos Gomes dos Reis, coordenador estadual da fruticultura no SEBRAE-SP, "O projeto Fruta Paulista vem coroar a atuação do SEBRAE-SP que visa desenvolver a economia local a partir de suas vocações, no caso a fruticultura". As informações são da assessoria de imprensa do Ibraf.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.