CI

Arapiraca sedia Seminário Alagoano de Produção de Grãos 2022

O evento acontece presencialmente após dois anos em formato virtual


Foto: Eliza Maliszewski

A cidade de Arapiraca, importante polo agrícola no Agreste de Alagoas, será a sede do Seminário Alagoano de Produção de Grãos 2022. O evento, que acontece presencialmente após dois anos em formato virtual, por conta da pandemia, ocorrerá no auditório do SESC na quarta (13), na primeira edição realizada no interior do estado.

Fruto de parceria da Embrapa, Sebrae Alagoas, SESC, Prefeitura de Arapiraca e Triunfo Pedras, o evento deve reunir mais de 80 participantes, entre produtores, assistentes técnicos e estudantes de diversos municípios alagoanos.

A programação compreende debates e palestras com agentes públicos, representantes do setor produtivo e pesquisadores de quatro Unidades da Embrapa (Tabuleiros Costeiros, Soja, Milho e Sorgo e Cerrados). 

Para saber mais, clique aqui.

Entre os palestrantes estão os pesquisadores Éder Souza Martins, da Embrapa Cerrados (Planaltina, DF), e Christiane Abreu de Oliveira Paiva, da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG).

O objetivo principal é difundir técnicas de cultivo e fertilidade de solo para as culturas de milho e soja na região nos municípios alagoanos que compõem a nova fronteira agrícola do Sealba, cuja sigla compreende os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros Antônio Santiago, que integra a comissão organizadora do seminário, o foco será difundir entre os produtores e técnicos o potencial de produção de grãos em Alagoas, possibilitando a diversificação da cultura da cana-de-açúcar e expansão para o Semiárido. “Com isso se busca diminuir a dependência do setor de alimentação humana e animal da produção de grãos de outros estados e mesmo do exterior”, explica.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros lançará no evento a Circular Técnica 94, ‘Recomendações técnicas para a produção de soja na região agrícola do Sealba’. A publicação, que está disponível para download gratuito, elenca de forma simples e direta as principais recomendações para a produção de soja na região do Sealba, considerando suas características de solo e clima distintas das demais regiões tradicionalmente produtoras de soja.

A Embrapa Tabuleiros Costeiros integra a Comissão Estadual de Grãos de Alagoas, responsável pela gestão do Programa Estadual de Produção de Grãos, que nos últimos anos tem articulado o setor produtivo e desenvolvido políticas de incentivo à diversificação da produção alagoana, com incremento na produção de milho, soja, sorgo e outras culturas de grãos.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.