CI

Arapoti/PR quer aumentar produção de leite


O Programa de Desenvolvimento Rural Sustentável (DRS) foi apresentado esta semana a 40 pequenos produtores das comunidades rurais de Arapoti. Equipes de técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura percorrerão as propriedades e farão um diagnóstico para verificar onde podem acontecer melhorias. De posse dessas informações, entram em ação os consultores, que fazem parte de uma comissão formada por diversos parceiros que atuarão no programa. Neste primeiro momento, o objetivo é melhorar a qualidade da bacia leiteira nas comunidades Km 44 e Calógeras, já que muitas famílias dependem desta produção para sobreviver.

O prefeito, Luiz Fernando de Masi, anunciou investimentos para incentivar os produtores. "Recentemente contratamos uma médica veterinária que será de grande importância para o DRS. Em breve admitiremos também um engenheiro agrônomo", adiantou. De acordo com o prefeito, a iniciativa vai ajudar os produtores. "As ações serão realizadas em todo o município, desde que ajam grupos organizados de agricultores como é o caso da Associação dos Agropecuaristas do km 244 e a Associação A Pioneira, em Calógenas", exemplifica.

O DRS Leiteiro, como está sendo chamado no município, prevê diversas ações dentro das propriedades, que envolvem sanidade animal e legislação ambiental. "Pretendemos erradicar a tuberculose animal e humana como também a brucelose. Faremos controle periódico", diz o secretário de Agricultura, Sebastião Mesquita. No que diz respeito à qualidade do leite, de acordo com ele, somente com a melhora do pasto da propriedade, por exemplo, o agricultor pode potencializar a produção em 30%. Mesquita também fala que através do programa é possível melhorar a genética do rebanho. "Neste caso é para que possamos implantar uma criação autossustentável, ou seja, o próprio gado vai se reproduzir com qualidade, sem que haja a necessidade do produtor ter de comprar novas vacas".

Programa vai recuperar mata ciliar

Com foco no meio ambiente, o DRS pretende recuperar a mata ciliar das chácaras. A Prefeitura de Arapoti possui convênio com o Instituto Ambiental do Paraná e fornece muda de árvores nativas. Basta o agricultor entrar em contato conosco no fone 3557-1356, fazer um cadastro e solicitar as mudas. Além disso, estarão à disposição trabalhos de aprimoramentos de curvas de níveis e manutenção da propriedade com sistema de rotatividade de pasto.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.