Agronegócio

Arco-Sul perde espaço nas exportações da soja de Mato Grosso, enquanto Arco-Norte tem salto de 16 p.p.

A participação do Arco-Sul reduziu de 82% para 66% em quatro anos nas exportações da soja mato-grossense, enquanto a do Arco-Norte cresceu de 18% para 34%.
Por:
1336 acessos

A participação do Arco-Sul reduziu de 82% para 66% em quatro anos nas exportações da soja mato-grossense, enquanto a do Arco-Norte cresceu de 18% para 34%. De janeiro a maio, Mato Grosso embarcou somente em soja 10,493 milhões de toneladas apenas em grãos, que resultaram em torno de US$ 3,724 bilhões.

Os portos do Arco-Sul seguem com maior participação nos embarques do grão mato-grossense, porém nos últimos anos se tem verificado um crescimento na procura dos portos de Barcarena e Santarém, no Pará, São Luiz (MA) e Manaus (AM).

“É possível que nos próximos anos o norte aumente ainda mais sua significância conforme o aprimoramento da infraestrutura, ora no transporte, ora na armazenagem, pois esse encurtamento de distância é vantajoso para duas das regiões de maior produção do Estado, que ganham com a redução dos custos com frete e tornam a soja de MT mais competitiva no mercado”, pontua o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu boletim semanal da soja.

Pelo porto de Santos (SP) foram escoados 5,477 milhões de toneladas. Já o porto de Paranaguá (PR), que sempre se manteve em segundo lugar, apenas 471,9 mil toneladas. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligado ao Ministério da Indústria, Comércio e Exterior (MDIC). Conforme os números, por Barcarena (PA) foram escoadas de janeiro a maio 1,009 milhão de toneladas, tornando o porto o segundo maior escoador da soja de Mato Grosso.

Por Santarém (PA), aponta a Secex, foram 962,6 mil toneladas e por Manaus (AM) 952,5 mil toneladas. Já por São Luiz (MA) 654,04 mil toneladas e por Vitória (ES) 550,3 mil toneladas.
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink