CI

Área com trigo vai ser 1,55% maior em Maringá (PR)

A previsão é de que a plantação de trigo ocupe 24,5 mil hectares no município, espaço 1,55% maior que o do ano passado


Em Maringá (PR), a produção de trigo deste ano deve ser ligeiramente maior que a de 2007. Segundo o chefe Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Renato Cardoso Machado, a previsão é de que a plantação de trigo ocupe 24,5 mil hectares no município, espaço 1,55% maior que o do ano passado: 24,1 mil hectares.


A previsão de aumento na região é menor em relação à expectativa estadual e nacional. De acordo com Machado, estima-se que o Paraná destine espaço 15% maior ao trigo (967 mil hectares) e o Brasil, 3,5% (1,8 milhão de hectares), ambos em relação ao ano passado.

Machado afirma que, apesar de se esperar aumento na produção, Maringá terá foco no milho safrinha, principalmente por ser uma região quente, que não é tão adequada para a cultura do trigo.

“A plantação do trigo é melhor nas regiões mais frias, como as de Ponta Grossa e Curitiba, onde plantar milho é arriscado”, explica.

Segundo Cardoso, o Governo Federal está estimulando o aumento da produção de trigo, principalmente por meio da negociação do aumento do preço mínimo da saca de 60 quilos, de R$ 24 para R$ 30.

“Mas isso não tem muito efeito na nossa região. Aqui, o milho safrinha já é plantado desde o final de fevereiro, logo após a primeira colheita da soja”, ressalta. Um dos grandes importadores de milho safrinha do Brasil são os Estados Unidos, para produção de etanol.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.