Área com trigo vai ser 1,55% maior em Maringá (PR)

Agronegócio

Área com trigo vai ser 1,55% maior em Maringá (PR)

A previsão é de que a plantação de trigo ocupe 24,5 mil hectares no município, espaço 1,55% maior que o do ano passado
Por:
283 acessos
Em Maringá (PR), a produção de trigo deste ano deve ser ligeiramente maior que a de 2007. Segundo o chefe Regional da Secretaria da Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Renato Cardoso Machado, a previsão é de que a plantação de trigo ocupe 24,5 mil hectares no município, espaço 1,55% maior que o do ano passado: 24,1 mil hectares.


A previsão de aumento na região é menor em relação à expectativa estadual e nacional. De acordo com Machado, estima-se que o Paraná destine espaço 15% maior ao trigo (967 mil hectares) e o Brasil, 3,5% (1,8 milhão de hectares), ambos em relação ao ano passado.


Machado afirma que, apesar de se esperar aumento na produção, Maringá terá foco no milho safrinha, principalmente por ser uma região quente, que não é tão adequada para a cultura do trigo.

“A plantação do trigo é melhor nas regiões mais frias, como as de Ponta Grossa e Curitiba, onde plantar milho é arriscado”, explica.

Segundo Cardoso, o Governo Federal está estimulando o aumento da produção de trigo, principalmente por meio da negociação do aumento do preço mínimo da saca de 60 quilos, de R$ 24 para R$ 30.

“Mas isso não tem muito efeito na nossa região. Aqui, o milho safrinha já é plantado desde o final de fevereiro, logo após a primeira colheita da soja”, ressalta. Um dos grandes importadores de milho safrinha do Brasil são os Estados Unidos, para produção de etanol.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink