Área de algodão cresce 22,3% nesta safra
CI
Agronegócio

Área de algodão cresce 22,3% nesta safra

O ganho de área está relacionado a uma melhora nos preços do produto
Por: -Giuliano

A área cultivada é de 1,05 milhão de hectares, 22,3% superior à da safra anterior. A produção de caroço de algodão será superior à da safra passada em 29,1% (489,8 mil toneladas) e a de pluma em 33,0% (342,6 mil toneladas). Confirma-se, assim, o ganho de área relacionado a uma melhora nos preços do produto no âmbito dos mercados interno e externo.

Por outro lado, nos Estados de São Paulo e Paraná, o algodão cedeu área para a cana-de-açúcar. Nesses Estados, o algodão é cultivado, em sua grande maioria, por pequenos produtores que comercializam o produto em forma in natura resultando numa remuneração pouco atrativa. No Distrito Federal a área cultivada com algodão foi reduzida de 2,9 para 0,8 mil hectares, dando lugar à produção de soja.

A produção nacional de algodão em caroço é de 3,6 milhões de toneladas, das quais a pluma participa com 38,8%, ou seja, 1,4 milhão de toneladas. Essa produção supera em 30,6% a da safra anterior. Na região Centro-Oeste, maior produtora, destaca-se um incremento de 42,2% no Mato Grosso do Sul, 40,4% no Mato Grosso e 34,0% em Goiás. As informações são da Conab.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink