Área de arroz deve aumentar 11,8% no RS

Agronegócio

Área de arroz deve aumentar 11,8% no RS

Os arrozeiros gaúchos voltarão a plantar a mesma área das safras passadas
Por: -Giuliano
159 acessos

Os arrozeiros gaúchos voltarão a plantar a mesma área das safras passadas. Conforme o levantamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), divulgado nesta segunda-feira (20-08), o plantio deve chegar a 1,038 milhão de hectares. A intenção para a próxima safra é 11,8% superior a registrada em 2006/07 e semelhante à safra 2005/06.

Para o presidente do Irga, Maurício Fischer, a recuperação dos mananciais motivou os produtores. “A safra passada foi uma exceção e o Rio Grande do Sul voltará a plantar a área que sempre cultivou”, afirma. A região com maior variação é a Campanha, com um aumento de quase 40%. “A Campanha foi a mais prejudicada pelo déficit hídrico no último ano”, frisa.

A Fronteira Oeste deve ter um aumento de 18,8%, enquanto a Zona Sul 4,3%. Já na Depressão Central, a área plantada deve ser superior em 1,2% e na região de Guaíba, 4,7%. Nenhuma região terá queda. “O aumento da área era esperado pelo Irga”, confirma Fischer.

O município de Bagé terá o maior reajuste. A área plantada deve passar de 10,44 mil hectares para 21,8 mil hectares. Em Santana do Livramento, o aumento deve ser de 66,6%. No município de Uruguaiana, os produtores deverão plantar 25% a mais este ano.

Preços:

A cotação do arroz continua subindo. De acordo com o indicador Cepea, a saca de 50 quilos, com 58% de grãos inteiros foi comercializada, em média, a R$ 23,64 na última sexta-feira. O preço do produto acumula um aumento de 7,2% em agosto. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink