Área de grãos no Brasil sobe pela 12ª vez, diz DATAGRO
CI
Imagem: Pixabay
ESTIMATIVA

Área de grãos no Brasil sobe pela 12ª vez, diz DATAGRO

A semana encerrada em 15 de abril foi novamente marcada pelo lento avanço nos trabalhos de colheita
Por: -Leonardo Gottems

Uma análise realizada pela Consultoria DATAGRO para a safra 2022 de cereais e oleaginosas mostra que os produtores brasileiros vão confirmando o aumento da área semeada de grãos no Brasil pelo 12º ano consecutivo, mostrando também grandes chances de incremento da produção. “Os produtores permaneceram motivados a avançar o plantio por conta da boa oferta de crédito, dos preços excepcionais observados nas principais culturas e sentimento de mercado seguindo favorável para 2022, mais ou menos em linha com o movimento observado em 2020 e 2021”, ressalta Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

Nesse cenário, é estimada uma área de 74,06 milhões de hectares, aumento de 5,4% sobre 2021 e acima dos 72,45 mi de ha da projeção inicial. “Já a estimativa para a produção total de grãos é de 278,64 milhões de toneladas, baixa de 7% ante a previsão inicial, de 299,27 mi de t, devido às perdas no arroz, feijão, milho de verão e soja – no caso da oleaginosa, a queda de potencial produtivo chega próximo a 20 mi de t. Mesmo assim, a colheita deste ano pode ficar 7% acima das 259,32 mi de t da revisada safra de 2021, podendo também bater o recorde de 266,85 mi de t de 2020”, completa a DATAGRO.

A semana encerrada em 15 de abril foi novamente marcada pelo lento avanço nos trabalhos de colheita. A nova safra brasileira de soja está chegando a 89,3% da área estimada, apenas 1,8 ponto percentual a mais ante a semana anterior, abaixo dos 4,9 p.p. da média normal para o período. “Agora, a colheita está inferior aos 91,3% observados em igual período do ano passado e dos 89,7% da média dos últimos 5 anos. Em relação ao milho de verão, os trabalhos no Centro-Sul atingiram 89,0%, ante 84,8% na semana anterior, 82,6% em igual momento de 2021 e 86,0% na média plurianual”, conclui.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.