Área de soja em rotação com cana aumenta 52% no noroeste de SP

Cana-de-açúcar

Área de soja em rotação com cana aumenta 52% no noroeste de SP

Dia de Campo vai discutir viabilidade da soja na região e técnicas para aumento da rentabilidade
Por:
121 acessos

Dia de Campo na próxima sexta-feira (29/3) em Paranapuã vai discutir viabilidade da soja na região e técnicas para aumento da rentabilidade

O plantio de soja feito em terras onde se planta cana de açúcar já é uma realidade no noroeste do estado de São Paulo e desperta cada vez mais o interesse dos produtores. Na região, a área ocupada com a oleaginosa cresceu 52% no último ciclo, passando de 1.150 hectares para 2.400 na safra atual.

A viabilidade da soja na região vai ser tema de um encontro técnico na próxima sexta-feira (29/3) no município de Paranapuã, distante 610 km de São Paulo. O Dia de Campo está sendo promovido por produtores ligados à Aprosoja São Paulo em parceria com a prefeitura, o governo do estado e empresas locais.

O encontro vai ser realizado no Sítio Santa Lourdes, onde pesquisadores vão apresentar experimentos com 14 variedades de soja e dar orientações sobre o cultivo da oleaginosa e suas características.

De acordo com o realizador do evento, o produtor rural Edivaldo Manttuy, o objetivo é mostrar a viabilidade da soja produzida sobre a palhada de cana. Segundo ele, através de parcerias, usinas de cana de açúcar na microrregião de Jales estão arrendando áreas para o plantio de soja na palhada de cana.

“É um sistema mais lucrativo do que o convencional, pois o solo já está mais corrigido, exigindo menos fertilizantes. A produtividade média de soja está em cerca de 60 sacas por hectare, com picos de 72 a 75 sacas/ha em alguns casos”, afirma.

O evento tem início às 9h com a palestra “Técnicas adequadas no plantio de soja na palhada da cana”, a ser ministrada pelo professor Jorge Luiz Hipólito, do Núcleo de Produção de Sementes (NPS) de Araçatuba, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento. São esperados entre 80 e 100 produtores e pesquisadores.

Dia de Campo em Paranapuã (SP)

Data: Sexta-feira (29/3), a partir das 9h

Local: Sítio Santa Lourdes (Rodovia Odilon Nogueira, entre Mesópolis e Paranapuã)

Mais informações: Edivaldo Manttuy (17) 99747.7247


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink