Área de soja na América do Sul deve expandir 4%

Agronegócio

Área de soja na América do Sul deve expandir 4%

O câmbio mais favorável fará com que os percentuais de crescimento de área na Argentina (5%), Paraguai (8%) e Bolívia (5%) sejam superiores ao estimado para o Brasil (2%)
Por:
85 acessos

A América do Sul deve expandir em 4% a área de soja na safra 2007/08. Serão 41,65 milhões de hectares, 1,5 milhão a mais que no ciclo anterior, segundo levantamento da Safras & Mercado. O câmbio mais favorável fará com que os percentuais de crescimento de área na Argentina (5%), Paraguai (8%) e Bolívia (5%) sejam superiores ao estimado para o Brasil (2%). Além disso, a forte industrialização do grão argentino cria mais mercado para os países vizinhos.

A capacidade de esmagamento de soja na Argentina é de 46 milhões de toneladas - no Brasil é de 42 milhões, e o processamento deste ano será de 30 milhões. Com uma produção de soja de 47,5 milhões de toneladas, os argentinos precisam importar cerca de 2 milhões de toneladas. O posto de comando na expansão da soja na América do Sul só não é ocupado pelo Brasil porque o País tem a concorrência de outras culturas.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink