CI

Área destinada ao plantio de grãos deve crescer no Brasil 

Dados relacionados ao plantio de soja e milho foram revisados para cima pela INTL FCStone


Uma estimativa de safra revisada pela consultoria INTL FCStone e lançada no mês de Outubro indica que a área destinada para o plantio de soja e de milho deve crescer no Brasil para o ciclo 2018/2019. No caso da soja, a área plantada passou de 35,86 milhões de hectares na estimativa publicada em setembro para 35,89 milhões de hectares, um ganho de 2,11% em relação ao que foi computado no ano anterior. 

De acordo com a analista de mercado da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi, os estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás foram os que mais registraram aumento de área, além de estados do Centro-Oeste e do Rio Grande do Sul, que já haviam sido divulgados no relatório passado. “Neste início de safra, as chuvas ainda não se regularizaram, mas o plantio tem ocorrido sem grandes problemas”, comenta. 

Segundo os dados estimados, a produção da oleaginosa deve chegar 119,34 milhões de toneladas, 0,1% a mais do que o número divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra de 2017/2018. Quanto à produtividade, a média deve fechar em 3,33 toneladas por hectare, o que não se configura como um recorde, mas se mantém entre os níveis mais elevados já registrados. 

No caso do milho a INTL FCStone manteve a estimativa de crescimento de área em 2,1%, alcançando 5,2 milhões de hectares, com os maiores ganhos de área se localizando nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e de Goiás. A produtividade média esperada também não deve ser recorde, mas é considerada histórica pelos analistas, podendo chegar a 5,22 toneladas por hectare. 

A expectativa de produção da safra de verão foi reduzida em 0,5%, para 27,09 milhões de toneladas, volume ainda 1,01% acima do registrado na safra 2016/2017. “Essa recuperação de parte da área no verão ocorre em meio ao contexto de preços mais fortalecidos do milho, que predominou durante praticamente todo o ano”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.