CI

Área plantada de soja em Nova Mutum (MT) nesta safra será menor que o estimado


A área de plantio da safra 2004/2005 em Nova Mutum ficou abaixo do estimado. Segundo o secretário de Agricultura, Francisco Moraes Filho, a previsão era de uma área de 400 a 410 mil hectares mas a redução foi acentuada, em média, de 40 a 50 mil hectares. “O plantio não deve ter passado dos 360 380 mil hectares nesta safra, com certeza”, calculou.

Francisco acredita que o quadro financeiro que atravessa hoje a agricultura contribuiu para a redução na área. “Além do preço da soja estar lá em baixo, os custos subiram muito isso pode ter contribuído para essa queda na área em Nova Mutum”, acredita. “Outro fator é que o produto teve que investir mais no combate a ferrugem o que subiu ainda mais os custos de produção”, apontou.

O secretário ainda não fez uma estimativa de produtividade nesta safra mas acredita que a produção por hectare deve manter a média de 52 a 55 sacas por hectares. “Não vou falar em produtividade, pois com esses novos números não dá para se ter um valor exato assim que conformar a área poderemos falar em produção”, justificou.

Alguns produtores já começaram a colheita, embora em pequena quantidade, cerca de 5% do total da área. A expectativa é que a partir da próxima semana o trabalho no campo comece de fato isso se a chuva der uma trégua.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.