CI

Argentina: um milhão de toneladas de trigo ficam sem mercado?

Crescem preocupações com excedente



Em meses anteriores, os argentinos contavam com a exportação de mais um milhão de toneladas de trigo para o Brasil, mas agora já não podem. O limite de 1,5 milhão de toneladas imposto pelo governo argentino foi autorizado agora, mas atualmente os importadores já não querem mais o cereal de inverno produzido no país vizinho.


No mês passado, o Brasil autorizou uma quota de importações de trigo sem tarifa externa comum para países de fora do Mercosul, olhando para fornecedores como Canadá e EUA por terem mais constância de fornecimento. Na Argentina, crescem as preocupações com esse excedente de trigo porque a demanda interna já acabou.

Os compradores locais só pretendem comprar mais trigo na próxima safra. "O governo nos implora para plantar mais trigo, mas logo não podemos vender", disse Jorge Grimber, presidente da Confederação de Associações Rurais de La Pampa e Buenos Aires ao
AgroSouth News. É estimado que a política atual argentina com relação ao trigo gere uma perda de quase US$ 370 milhões em reservas externas para o país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.