CI

Argentina ameaça fechar exportação de carne

Secretária prometeu pulso firme


Foto: Pixabay

A secretária de Comércio Interno da Argentina, Paula Español, está ameaçando fechar as exportações de carne do país, de acordo com informações que foram divulgadas pelo portal local da Agrofy. “Há certas pressões de preços, se continuarmos vendo esse tipo de comportamento específico, nosso pulso não vai tremer para fechar as exportações de carnes”, comentou a secretária. 

Ela acredita que “o que acontece com os alimentos de gôndola não é o mesmo que com os preços dos alimentos frescos”. "Isso tem que ter um fim", acrescentou. No Ministério do Comércio Interno, sob a órbita de Matías Kulfas , os especialistas buscam fechar um acordo para oferecer uma série de cortes de carne a "preços populares". Atualmente, ele vai até 15 de abril. 

“Nesse contexto, a verdade é que é preciso avançar com certos instrumentos de administração do comércio desse tipo de produtos. Medidas que podem ser aumentos de retenções, compulsórios, cotas. Ou seja, existem medidas que podem ser levados e que realmente estão sendo avaliados ”, alertou. 

O engenheiro Miguel A. Schiariti, chefe da Cámara de La Indústria y Comércio de Carnes e Derivados da República Argentina (CICCRA), analisa que a queda contínua do poder aquisitivo das famílias e o maior nível de desemprego explicam a retração da demanda por carne bovina registrada nos últimos três anos, somada às mudanças nos hábitos de consumo. “O abandono da política de crescimento de 0% da base monetária enfrentada entre outubro de 2018 e julho de 2019 , fez com que as taxas de juros reais caíssem e com isso se recuperasse o negócio de criação / engorda de bovinos de corte”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.