CI

Argentina autoriza exportação de 500 mil toneladas de trigo da safra 13/14

Em 2013/14, safra de trigo foi de 9,2 milhões de toneladas



A Argentina permitiu a exportação adicional de 500 mil toneladas de trigo do ciclo 2013/14, com o total exportável na temporada somando 1,5 milhão de toneladas no ano-safra, cuja colheita terminou no início deste ano, anunciou a presidente Cristina Fernandez na segunda-feira.

"Nós permitimos a exportação de meio milhão de toneladas de trigo", disse Fernandez, que não abordou o volume de trigo a ser exportado no ciclo 2014/15.

A nova autorização de exportação ocorre em meio a uma forte necessidade de divisas por parte da Argentina, que está passando por um período de alta inflação e queda da atividade econômica.

Na temporada de 2013/14, a safra de trigo foi de 9,2 milhões de toneladas.

O governo aplica restrições às exportações de trigo e milho, argumentando necessidade de assegurar o abastecimento de alimentos no mercado interno a preços acessíveis.

A Argentina precisa de 6,5 milhões de toneladas de trigo para o consumo doméstico.

O país sul-americano é um dos maiores exportadores mundiais de grãos e seu vizinho, o Brasil, um dos principais compradores.

No entanto, a produção tem diminuído nos últimos anos devido às condições meteorológicas adversas e restrições comerciais impostas pelo governo, o que tem desencorajado muitos agricultores semear grãos nas últimas temporadas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.