CI

Argentina busca fortalecer agricultura do Caribe

A premissa é compartilhar as boas práticas desenvolvidas na atividade agrícola pela Argentina


Foto: Nadia Borges

Um seminário virtual sobre certificação eletrônica em saúde marcará o início de um transcendente programa de assistência técnica concebido pela Argentina e pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para fortalecer a capacidade produtiva dos países do Caribe. O evento acontece hoje e terá como participantes representantes de todos os Estados do Caribe. 

O objetivo do programa é aumentar a capacidade produtiva do setor agrícola e melhorar a vida rural dos países caribenhos - altamente dependentes da importação de alimentos - por meio do fortalecimento dos sistemas sanitários e fitossanitários, do estímulo ao comércio agrícola e da preservação da recursos naturais. 

A premissa é compartilhar as boas práticas desenvolvidas na atividade agrícola pela Argentina - país líder na produção e exportação de alimentos - e enfrentar os desafios dos produtores caribenhos, que trabalham para melhorar sua produtividade, a fim de garantir a segurança alimentar de seus países. As atividades fazem parte do Programa de Cooperação Sul-Sul e Triangular, estabelecido por meio do Memorando de Entendimento assinado em abril pelo Ministro das Relações Exteriores, Comércio Internacional e Culto da República Argentina, Felipe Solá, e pelo Diretor-Geral do IICA, Manuel Otero. 

O seminário inaugural terá como objetivo a troca de conhecimentos e experiências sobre o Certificado Fitossanitário Eletrônico, denominado E-Phyto, que é a versão eletrônica de um certificado fitossanitário em formato XML e possui as mesmas informações contidas em um certificado fitossanitário em formato papel. O E-Phyto permite que países que não possuem um sistema nacional de produção de Certificados Fitossanitários participem do intercâmbio global. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.