CI

Argentina controlará compra de carne suína do Brasil

Os importadores terão que registrar todo produto suíno que entrar na Argentina


A Argentina vai controlar a importação de carne suína do Brasil para atender os produtores locais. Eles alegam que os exportadores brasileiros fazem dumping (venda do produto abaixo do preço de custo). A informação é de Juan Uccelli, presidente da Associação Argentina de Produtores de Suínos (AAPP).

Um porta-voz da Secretaria de Agricultura disse que o monitoramento - via registro de importação - ainda não foi oficializado, mas está no estágio final de implementação. Os importadores serão obrigados a registrar todo produto suíno do Brasil que entrar na Argentina.

“Pedimos que o governo proibisse todas as importações, mas ele preferiu algo entre o que queríamos e o que os importadores pediam”, disse Uccelli. A interferência da Argentina no fluxo de comércio de produtos agrícolas é sistemática. Em dezembro o governo suspendeu os registros de exportação de milho e trigo da nova safra depois de uma corrida dos exportadores pelos embarques. Segundo o secretário de Agricultura, a suspensão é temporária.

A Argentina importou 18 mil toneladas de carne suína em 2006, 90% das quais proveniente do Brasil, segundo dados fornecidos por Uccelli. No período o país produziu 270 mil t do produto. As informações são da Dow Jones.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.