CI

Argentina critica proposta da UE sobre comércio agrícola


O ministério argentino das Relações Exteriores manifestou suas dúvidas e críticas sobre a proposta de liberalização do comércio agrícola, aprovada recentemente pelo Conselho de Ministros da União Européia. ''A República Argentina reconhece os esforços feitos pela União Européia para alcançar um consenso entre os Estados membros, mas vê com certa preocupação o teor dessa proposta'', ressalta a chancelaria.

Segundo a diplomacia argentina, ''o mandato de Doha expressa claramente a obrigação de eliminar os subsídios à exportação, enquanto que a proposta da União Européia apenas propõe reduzir o teto consolidado em 45% sem contemplar sua remoção''.

''Em relação aos subsídios para a produção, a proposta da União Européia prevê somente a redução dos subsídios altamente distorcidos do comércio, mas deixa de fora outros subsídios desconectados da produção'', acrescenta a nota.

A chancelaria, liderada pelo ministro Carlos Ruckauf, oferece ''sua cooperação e esforços para que, entre todos os membros do sistema, se possa avançar para a plena inclusão do comércio agrícola sob regras comerciais estáveis, previsíveis, equilibradas e que garantam um genuíno acesso aos mercados''.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.