Argentina enfrenta nevascas prejudiciais à agricultura
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,636 (-1,30%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (2,18%)

Imagem: Pixabay

MUNDO

Argentina enfrenta nevascas prejudiciais à agricultura

Pecuária também é prejudicada
Por: -Leonardo Gottems
277 acessos

Com as quedas de neve acima da média histórica da época, os produtores de gado da região de Cuyo e Patagônia enfrentam o desafio de sustentar a estabilidade dos sistemas para evitar perdas. Para Francisco Milicevic, produtor de gado e pesquisador do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina, “entre os vários eventos climáticos que os produtores da região enfrentam, a queda de neve é a mais arriscada, pois afeta diretamente a estabilidade dos sistemas”. 

Nesse sentido, ele garantiu que a intensidade da mortalidade para as diferentes categorias de animais é determinada por diferentes fatores como altitude, latitude, inclinação e orientação e vento, que são os que geram os maiores riscos de inverno. "As principais causas de morte do gado variam entre asfixia, estresse, cetose, fome e hipotermia", disse o especialista, que também acrescentou. "As maiores perdas geralmente ocorrem nos campos das montanhas ou naqueles que estão mais de 400 metros de altitude”, completa. 

Por isso, ele aconselhou os produtores a levarem em conta a reserva dos campos de inverno, evitando o sobrepastoreio e, se possível, migrar a fazenda para campos mais baixos e com menos neve. Para o qual é "essencial" manter os animais em boas condições e evitar a presença de animais senis. 

Para evitar perdas, a Milicevic também recomendou estar sempre atento à previsão do tempo para antecipar e planejar com antecedência as ações e necessidades em caso de possível queda de neve. "É essencial prever a gravidade do evento e agir rapidamente diante da perigosa queda de neve", ele aconselhou. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink