CI

Argentina estima safra de até 11 mi t de trigo em 08/09

O trigo foi muito prejudicado pela seca que o país sofreu nos momentos de plantio e desenvolvimento inicial da lavoura


A Argentina estimou, na quarta-feira, que a produção de trigo da safra 2008/09 alcançará entre 9,5 e 11 milhões de toneladas, contra 16,3 milhões na temporada anterior.

O trigo foi muito prejudicado pela seca que o país sofreu nos momentos de plantio e desenvolvimento inicial da lavoura.

Já a área semeada com soja deverá chegar ao nível recorde de 17,8 a 18,2 milhões de hectares em 2008/09, ante 16,6 milhões de hectares na temporada passada, às custas de outras safras.

A Argentina é o terceiro maior produtor e exportador mundial de soja - cujo plantio de 2008/09 começou agora - e o maior fornecedor global de produtos derivados.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) estima que a colheita argentina de soja chegará a 50,5 milhões de toneladas em 2008/09. Já o departamento americano calculou a produção argentina de milho na temporada em 19 milhões de toneladas.

Em sua estimativa de grãos de outubro, a Secretaria de Agricultura argentina calculou que a área plantada com milho em 2008/09 será de 3,4 milhões de hectares, contra 3,5 milhões estimados no mês passado.

O plantio do cereal começou em setembro na Argentina - o segundo maior exportador de milho -, mas está atrasado devido à forte seca.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.