CI

Argentina exporta 160 mil toneladas de orgânicos

País tem vocação para este tipo de produto


De acordo com o Ministério da Agricultura da Argentina, o país vizinho possui vantagens comparativas na produção de alimentos orgânicos e já exporta mais de 173.695 toneladas desse tipo de produto. Cerca de 53% desses envios são para os Estados Unidos e 28% para a Europa. O valor dessas exportações chega a US$ 1,2 bilhão e as empresas recebam aproximadamente 0,5% de reembolso adicional às exportações.

Entre os orgânicos exportados estão soja, milho, trigo, girassol, soja, frutas (especialmente peras e maçãs), alho, cebola, abóbora, cultivos andinos (quinoa, amaranto e chia), vinhos, sucos, chás, óleos essenciais, mel, carne, lã e açúcar.

No caso do mercado doméstico, também há venda de erva-mate, pães, hortaliças frescas, conservas, marmeladas, bolachas, aceto, mostardas, entre outros. O Ministério da Agricultura da Argentina recorda que a primeira reunião para promoção de exportação de orgânicos foi realizada há cerca de 20 anos e desde então a exportação desses produtos não parou de crescer.

“Atualmente nosso país se encontra em segundo lugar a nível mundial, atrás da Austrália, no ranking de superfície orgânica certificada com mais de três milhões de hectares”, destacou o ministério.

Entre as principais vantagens para os produtos orgânicos estão o solo rico em nutrientes. Muitas vezes no caso argentino não é necessário agregar fertilizante de síntese química já que os nutrientes já se mantém equilibrados. Os orgânicos da Argentina são certificados pelo Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Agroalimentar (Senasa) e são reconhecidos pelos principais consumidores de orgânicos, como a União Europeia e o Japão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.