CI

Argentina já implantou 52,9% das lavouras de trigo

Adiantamento de 7 pontos porcentuais na incorporação de trigo em comparação à safra de 2016/17



O plantio de trigo continua avançando em toda a Argentina – principal fornecedor brasileiro do cereal de inverno.  O progresso da implantação alcançou 52,9 % da área projetada, com um avanço semanal de 16,3 pontos porcentuais que se efetuou principalmente no centro e sul do território nacional, informa a Consultoria Trigo & Farinhas.

De acordo com os dados locais, o avanço foi possível dadas as boas condições climáticas que mantêm os perfis carregados com umidade adequada para a implantação do cereal. Apesar dos alagamentos ocorridos em localidades do centro e oeste das províncias de Buenos Aires, La Pampa e sul de Córdoba atrasarem o cronograma, grande parte da área agrícola do país mantêm um bom ritmo de plantio que permitirá concretizar os 5.500.000 hectares projetados para a presente safra.

Por sua vez, se mantém um adiantamento de 7 pontos porcentuais na incorporação de trigo em comparação à safra de 2016/17. Segundo o analista sênior da T&F, Luiz Carlos Pacheco, isso se explica pelo aumento da área de trigo no norte do país e uma maior participação de plantios do cedo pela boa oferta hídrica. 

“A maior proporção dos lotes implantados se encontra transitando entra as etapas vegetativas desde emergência até princípios de perfilhamento sob boas condições de sanidade e umidade, ainda que a amplitude térmica e as geadas registradas durante a última semana tenham gerado danos nas plântulas recém emergidas no sul de Córdoba e Santa Fé”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.