CI

Argentina já plantou 19,7% da área de trigo

“No decorrer desta semana, os esforços de implementação do trigo avançaram consideravelmente"


A plantação de trigo na Argentina vem acelerando consideravelmente nos últimos dias, chegando a 19,7% da área total, segundo informou o especialista Luiz Fernando Pacheco, analista da T&F Consultoria Agroeconômica. De acordo com ele, as condições climáticas melhoraram bastante. 

“No decorrer desta semana, os esforços de implementação do trigo avançaram consideravelmente, cobrindo 19,7% da área projetada para esta safra, concentrando os maiores progressos principalmente na NOA, na província de Córdoba e no núcleo norte. Nestas regiões, as condições climáticas melhoraram significativamente devido à cessação das chuvas, permitindo assim a recuperação do piso em lotes e estradas”, afirmou ele. 

No entanto, apesar de ter passado mais uma semana sem chuvas, o especialista indicou que o  NEA ainda tem problemas de excessos de água e a atividade é limitada à implantação de áreas onde é viável a passagem das máquinas, “localizadas principalmente no nordeste da província de Santiago del Estero. Já o centro e sul da área agrícola tem registrado alguns progressos na semeadura de cereais, mas espera-se que o trabalho ganhe mais impulso nas próximas semanas”.  

No Rio Grande do Sul, as chuvas estão atrapalhando o plantio, que continua atrasado. “A semana foi marcada por tempo chuvoso, impossibilitando a implantação da cultura. Nas regiões do Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial, foi retomada a dessecação de algumas lavouras no final de semana, sendo necessário o uso sequencial de herbicida, devido à germinação de azevém e aveia nas áreas destinadas ao cultivo do trigo. Nas áreas anteriormente implantadas, há boa emergência; as plantas melhoram o aspecto visual com a diminuição das precipitações e com a melhor luminosidade ocorridas no final de semana”, disse Pacheco. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.