CI

Argentina lança sua 1ª batata transgênica

Transgênico possui resistência ao vírus PVY (Potato Virus Y)


Foi apresentada na Argentina nessa semana a primeira batata geneticamente modificada daquele país. Denominada “Papa Spunta Ticar”, o transgênico possui resistência ao vírus PVY (Potato Virus Y), um evento que vem sendo desenvolvido desde 1999 em conjunto com INGEBI-CONICET (Instituto de Pesquisa em Engenharia Genética e Biologia Molecular) e foi recentemente aprovado pelas autoridades reguladoras argentinas.

“Papa Spunta Ticar significa para nós a culminação de um processo de longa data para a realização do primeiro evento de biotecnologia vegetal do país. Chegamos cedo e isso significa continuar a trabalhar no fornecimento de soluções para a indústria”, explicou o presidente do sidus group, Marcelo Argüelles, durante o evento realizadona cidade de Buenos Aires com a presença dos do poder público, cientistas, produtores, empresários e líderes da agroindústria.

“Esses processos nos mostram que existe tecnologia além da computação e do mundo digital. O biológico é uma demonstração clara de que devemos apostar como país para o desenvolvimento de outras tecnologias”, enfatizou Argüelles.

A Tecnoplant, empresa do Grupo Sidus, modificou o código genético da batata para resistir ao vírus PVY em um processo semelhante aos utilizados para produzir vacinas no caso de humanos ou animais – ativando o sistema imunológico para defesa contra um patógeno específico. De acordo com a empresa, essa tecnologia vai proporcionar uma redução próxima de 10% nos custos de produção de batata de consumo fresco, bem como menor uso de agroquímicos (em especial, inseticidas) e a consequente redução do impacto ambiental.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.