CI

Argentina lançará soja tolerante à seca  

Se a tecnologia tivesse sido usada na última safra, teria evitado a perda de aproximadamente 5 milhões de toneladas


A Argentina anunciou que está movimentando uma campanha para o lançamento de sua variedade de soja geneticamente modificada tolerante a seca já para a safra de 2019/2020. A soja tolerante a seca é desenvolvida pela Indear SA, uma empresa do Grupo Bioceres, e foi aprovada pelo Governo da Argentina em 2015. 

De acordo com o CEO da Agrovoz Bioceres, Federico Trucco, se a tecnologia tivesse sido usada na última safra, teria evitado a perda de aproximadamente 5 milhões de toneladas em toda a Argentina. No entanto, ele diz que ainda não tem oferta suficiente para colocar no mercado, já que inda não tem oferta suficiente para colocar no mercado, já que a tendência é de que a China aprove a variedade a vim de garantir o combate a fome no país. "O problema é que ainda não temos escala, mas no próximo ano teríamos sementes para lançar entre 10 e 20 mil hectares", explica. 

Enquanto isso, a Bioceres quer iniciar os primeiros testes com alguns produtores argentinos já nesta safra de 2018/2019, porque, até agora, todos os testes foram feitos em propriedades da empresa. Nesse cenário, a empresa iniciou um processo de registro de que chamou de "bioinnovadores", onde são escolhidos os agricultores que querem experimentar este material em seus estabelecimentos. "Em nosso estande, vamos nos interessar pelos produtores e montar uma lista daqueles que são incentivados a plantar essas variedades", diz Trucco. 

No entanto, ele esclareceu que será uma quantidade limitada de sementes que podem ser testadas. "A tecnologia será bastante importante no futuro, mas, por hora, é uma espécie de pré-lançamento para o mercado local”, finaliza. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.