Argentina pode liberar venda de mais 1,5 mi t de trigo

Agronegócio

Argentina pode liberar venda de mais 1,5 mi t de trigo

A colheita foi finalizada com 14,7 milhões de toneladas
Por:
2379 acessos
BUENOS AIRES (Reuters) - A Argentina poderá autorizar a exportação adicional de até 1,5 milhão de toneladas de trigo da safra 2010/11 este mês, apesar de o país ainda restringir as exportações de cereais para garantir o abastecimento doméstico, disse o subsecretário do Ministério de Agricultura do país.

O governo também deverá autorizar, ainda esta semana, a exportação de 2,5 milhões de toneladas de milho do ciclo 2010/11, que serão somadas as 8,5 milhões de toneladas já liberadas, disse uma autoridade do Ministério da Agricultura nesta segunda-feira.

"O mais seguro é que (esta semana) liberemos 2,5 milhões, e depois abrir um saldo com o que sobrar, que será de 1 milhão mais", disse à Reuters, Oscar Solís.

"Se quisermos ficar com estoque zero (de reservas), teríamos que liberar 2 milhões de toneladas, mas nunca ficamos com estoque zero, porque é um risco", acrescentou Solís.

A colheita de trigo 2010/11 foi finalizada com 14,7 milhões de toneladas na Argentina, um importante exportador do cereal, cujo principal cliente é o Brasil.

A liberação deste volume, prevista para 23 de maio, se somará as 7 milhões de toneladas de trigo da safra 2010/11, cuja exportação, segundo Solís, já foi autorizada.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink