CI

Argentina tem 50% da safra ameaçada

Falta de chuvas no país vizinho deve gerar volatilidade no mercado


Pablo Adreani, analista da empresa AgriPac, de Córdoba, afirmou neste final de semana de que o que falta por plantar da safra argentina está ameaçado pela falta de chuvas. De acordo com a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, a soja chegou a 53% da área estimada e o milho a 40% do que será plantado. Não há ainda previsão de chuvas para os últimos 15 dias de Dezembro.

Nesta semana, se não houver chuvas de importância, ficarão apenas duas semanas dentro das quais poderemos plantar. Essa situação é extraordinária e poderia ser um fator letal para o mercado", afirmou Adreani no jornal de Buenos Aires La Nación. Uma das exceções é a região de Río Cuarto, na província de Córdoba, que deve contar com algumas chuvas na última semana do ano, de acordo com as previsões atuais. "Estamos em pleno mercado climático e, se não vier um milagre, estamos diante de uma situação inédita para o nosso país. Estão em risco 50% dos hectares de plantio de verão", diz a coluna do consultor.

Pablo Adreani ainda prevê que haverá uma volatilidade forte nos mercados nos últimos dias. “não há dúvidas de que teremos, daqui em diante, um dos mercados mais voláteis [na Bolsa de Chicago] e extraordinários dos últimos anos, cujos preços são impossíveis de prever. Enquanto tudo isso continua, o produtor segue "sentado" sobre o milho e a soja", afirmou o analista se referindo aos 12 milhões de toneladas de soja em estoque em que o produtor argentino espera redução dos impostos de exportação que acontecerá ao longo do ano de 2018.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.