CI

Argentina tem alerta para incêndios florestais 

Atualmente existem condições ambientais críticas pelas quais passa a bacia da Mesopotâmia


Foto: Pixabay

A Associação Florestal Argentina (AFoA) enviou uma nota ao Ministro do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (MAyDS) Juan Cabandié solicitando a disposição urgente de pelo menos quatro aviões hidrantes na área da Mesopotâmia. A região está sofrendo com uma seca que trouxe indicadores de risco de incêndio para uma situação EXTREMA, com múltiplos focos e incêndios que já causaram danos significativos. Na última semana, cerca de 5.000 ha de plantações florestais foram queimados somente em Entre Ríos. Em Corrientes, mais de 370 focos de incêndio foram detectados somente este mês. 

Atualmente existem condições ambientais críticas pelas quais passa a bacia da Mesopotâmia. Existem indicadores, usados para estabelecer índices de incêndio, que estão bem acima da testemunha - valores observáveis. O índice de carga de combustível disponível para ignição está próximo dos máximos históricos, de modo que em caso de focos de incêndio eles serão de comportamento extremo e catastrófico. 

O déficit hídrico prevalecente, produto da seca prolongada, altas temperaturas e ventos fortes determinaram a implementação do ALERTA VERMELHO para a maioria das bacias florestais que compõem cada uma das províncias. Este nível de alerta indica a necessidade de implementação de medidas preventivas e protetivas para o atendimento desta emergência, dentro do qual contar com suporte aéreo de hidrante é condicionante e estratégico para permitir a atuação das brigadas no solo, proporcionando segurança no combate a incêndios e reduzindo as possibilidades de sua expansão. 

Assim, para além do apoio aéreo, foi solicitado ao MAyDS a implementação urgente de uma forte campanha de divulgação nacional que permita a sensibilização e sensibilização das pessoas, em particular dos turistas, para prevenir comportamentos que possam causar incêndios, como é fazer fogueiras para churrasco , jogue pontas de cigarro acesas, etc.  

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.