CI

Argentina usa nova tecnologia contra o bicudo

QR code nas armadilhas agiliza o trabalho de monitoramento


Foto: Divulgação

O Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) implementou uma ferramenta digital aplicada ao sistema de detecção do bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis Boheman) que incorpora um código QR para a leitura de cada armadilha colocada na região algodoeira do país .

O Programa Nacional de Prevenção e Erradicação do Gorgulho Algodonero (PNPEPA) do Senasa opera esse sistema por meio de um aplicativo. Dessa forma, quem realiza revisões de campo tem a possibilidade de registrar todos os dados relativos a essas atividades diretamente no celular, sem a necessidade de transporte de formulários em papel.

A partir da leitura de um código QR associado a cada armadilha, quem a acompanha identifica a armadilha e informa digitalmente os dados, registando a data, a hora e a geolocalização da atividade realizada. Atualmente são mais de 1000 armadilhas instaladas em estações de monitoramento do bicudo- do-algodoeiro. Esta nova tecnologia torna o trabalho de campo mais fácil e rápido. Os dados coletados são vinculados automaticamente ao sistema informatizado do PNPEPA para consolidar as informações, determinar os níveis populacionais da praga em nível regional e gerar indicadores de manejo.

O algodão é uma cultura que tem um papel preponderante a nível econômico e social em algumas províncias argentinas. É uma economia regional muito importante para os pequenos produtores, utiliza mão-de-obra local e evita a migração para grandes concentrações urbanas.

O bicudo é considerado a praga mais prejudicial das lavouras de algodão. O enorme potencial de destruição se deve à alta capacidade reprodutiva e às muitas gerações que ocorrem em um ciclo agrícola.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.