CI

Argentina vê safra 2012/13 de soja em até 58 mi t

Produtores estão começando a semear a safra


A colheita de soja 2012/13 da Argentina deve subir para entre 55 milhões e 58 milhões de toneladas caso as condições climáticas sejam favoráveis, disse o secretário da Agricultura do país, Lorenzo Basso, nesta sexta-feira.

Os produtores estão começando a semear a safra na Argentina, o terceiro maior produtor de soja e o principal exportador de óleo de soja e farelo do mundo. O governo ainda não divulgou oficialmente sua primeira estimativa para a safra 2012/13.

"Se as condições climáticas nos favorecerem, nós teremos entre 55-58 milhões de toneladas", disse Basso à Reuters, acrescentando que nesta fase inicial ele espera que a safra tenha um piso de 50 milhões de toneladas.

Chuvas pesadas desde agosto ajudaram a recompor a umidade do solo em grande parte do cinturão da soja depois que a seca de dezembro a janeiro reduziu as produtividades da última temporada. Muitos analistas estão otimistas sobre as perspectivas para a soja.


Basso alertou, porém, que a alta umidade pode provocar doenças e problemas com fungos para a safra.

O Departamento da Agricultura dos Estados Unidos (USDA) vê a safra em 55 milhões de toneladas, ante 41 milhões de toneladas do ciclo anterior.

O Ministério da Agricultura estimou a safra em 40,1 milhões de toneladas de soja do último ciclo.

(Reportagem de Nicolas Misculin)

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.