CI

Argentina vira maior comprador de soja dos EUA

Já que a China desistiu de comprar a oleaginosa norte-americana


A Argentina ultrapassou a China e se tornou o maior país comprador de soja dos Estados Unidos nos últimos três meses deste ano de 2018. De acordo com alguns especialistas da área, o país sul-americano cresceu ao ponto de estar se tornando o maior epicentro da dinâmica do comércio de soja atualmente. 

Nesse cenário, dados divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), indicam que a China parece estar em outro lugar em uma crescente guerra comercial com o governo Trump. Assim, quase 1,3 milhão de toneladas de oleaginosas dos EUA foram inspecionadas para exportação para a Argentina, de 1º a 22 de novembro. 

Normalmente, a Argentina processa sua própria soja para exportar farelo e óleo. No entanto, com a China em busca de sementes oleaginosas não norte-americanas, está enviando mais grãos e comprando mais dos EUA para alimentar sua indústria, especialmente depois que uma seca no início deste ano reduziu a produção. Sendo assim, é mais vantajoso para os sul-americanos recorrerem ao produto estadunidense. 

Existe outra razão pela qual a Argentina é o centro do universo da soja no momento. Isso porque está hospedando o Grupo dos 20 no final desta semana, quando uma reunião entre Donald Trump e Xi Jinping poderá colocar as duas superpotências econômicas fechadas para um acordo comercial. 

Durante as reuniões, existe alguma expectativa de que esse encontro arrefeça os ânimos e, quem sabe, faça com que os países acertem uma trégua. Contudo, Trump segue ameaçando Xi com mais aumentos, visto que não concorda com a política econômica imposta pela China.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.