CI

Argentina vira pioneiro na exportação de erva para Índia

Argentina exportou 40.694 toneladas de erva ao longo do ano passado


Foto: Marcel Oliveira

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Pesca da Argentina, o país sul-americano será o primeiro a exportar erva mate para a Índia. “A Argentina abriu o mercado de erva-mate para a Índia. A decisão de nossa produção entrar no mercado indiano partiu de um pedido da Argentina feito em novembro de 2020, sendo, nós, o primeiro país a conseguir a entrada da erva-mate na Índia”, destaca o governo. 

“Em conjunto com os produtores de ervas, trabalhamos para promover o consumo da erva-mate na Índia, país onde os consumidores preferem produtos naturais e saudáveis. A erva-mate, em sua apresentação em pequenos recipientes (mate cozido), vem ganhando popularidade como uma bebida com benefícios para a saúde como um poderoso antioxidante e bebida energética”, completa o governo argentino. 

De acordo com o ministério, a Argentina exportou 40.694 toneladas de erva ao longo do ano passado, o que significou um valor de 84 milhões de dólares. O principal destino é a Síria, que no ano passado representou 76% das vendas, seguida do Chile e da União Europeia. O governo da Índia publicou no diário oficial que o acesso ao produto passa a ser efetivo a partir do estabelecimento das condições sanitárias para seu ingresso, informou o portal The Tribune. 

No entanto, a Argentina também compra erva mate do exterior. Inclusive, a cidade gaúcha de Santo Cristo foi a maior exportadora de erva-mate para a Argentina durante o ano de 2020. A erva exportada é do tipo cancheada, que está no início do processo de industrialização e depois o material será utilizado para fazer erva de chimarrão e outros produtos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.