CI

Argentinos buscam cenouras mais saudáveis

Os resultados do trabalho podem ser úteis para a produção de cenouras com níveis elevados de antocianinas


Pesquisadores argentinos conduziram uma investigação que constitui um passo para o desenvolvimento de variedades de cenouras mais saudáveis para consumo ou interesse industrial para obter cores naturais. Os cientistas identificaram regiões de DNA de cenoura em que os genes que regulam a produção de antocianinas, os compostos flavonóides que contribuem para a pigmentação das suas raízes comestíveis e que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórios. 

A aplicação desses resultados em programas de melhoramento genético da espécie "poderia levar ao desenvolvimento de novas variedades com propriedades benéficas para a saúde", disse Pablo Cavagnaro, pesquisador da agência CyTA-Leloir. Cavagnaro era parte do estudo internacional revelou o genoma completo de cenoura em 2016. 

Agora, em um artigo publicado na revista Theoretical and Applied Genetics, eles identificaram regiões colegas no cromossomo 3 do vegetal que são responsáveis pela produção de antocianina. Nessas regiões, eles identificaram genes que regulam a síntese desses pigmentos. O próximo desafio é avaliar detalhadamente como os genes "candidatos" encontrados funcionam. 

Os resultados do trabalho podem ser úteis para a produção de cenouras com níveis elevados de antocianinas, os dois chamados "antocianinas não acilados" (com maiores benefícios de saúde, devido à sua biodisponibilidade aumentada) como a "antocianinas aciladas", que são quimicamente mais estáveis e poderia ser usado pela indústria de alimentos como uma opção natural para substituir corantes sintéticos, disse Cavagnaro. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.