Argentinos criam aparelho portátil para detectar resíduos de glifosato

Agronegócio

Argentinos criam aparelho portátil para detectar resíduos de glifosato

Glifotest é inspirado nos “testes de gravidez”
Por: -Leonardo Gottems
3012 acessos

 

Estudantes e professores da Faculdade de Agronomia da UBA (Universidade de Buenos Aires) criaram um aparelho portátil capaz de detectar resíduos de glifosato em alimentos e amostras de água e solo. Chamado de Glifotest, o dispositivo é inspirado nos populares “testes de gravidez” e, de acordo com os pesquisadores, dispensa o uso de equipamentos laboratoriais.

“A biologia sintética é a ciência responsável por desenhar e construir blocos de genes que conferem características e funções novas aos organismos – que não [originalmente] não ocorrem na natureza. Sob esse contexto, decidimos desenvolver um teste de detecção de glifosato conferindo uma coloração diferencial para bactérias Escherichia coli modificadas geneticamente. Chamamos esse dispositivo de 'Glifotest'”, explicou Pablo Peralta Roa, pesquisador de Genética da UBA ao Portal de divulgação científica “Sobre la Tierra”.

“Há estudos indicando presença de glifosato em insumos sanitários e de higiene pessoal de uso massivo, tais como gases, hastes flexíveis, absorventes, fraldas, entre outros. Por isso quisemos construir um biossensor de glifosato rápido, efetivo e econômico”, acrescentou Roa.

Um dos acadêmicos participantes comenta que o grupo quis “encarar essa problemática com impacto social desde o ponto de vista da biologia sintética”. Lautaro Castro menciona o “abuso na aplicação de glifosato, que gerou polêmicas no âmbito social e ambiental, e que preocupa a população por sua presença em alimentos e efeitos sobre a saúde humana, sem descartar a contaminação de ecossistemas”.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink