CI

Argentinos desenvolvem 9 variedades de uvas sem semente

Além disso, essas novas cultivares atendem aos requisitos de qualidade e produtividade


Foto: Marcel Oliveira

Como resultado de um trabalho iniciado em 1995 com inúmeras investigações, cruzamentos e testes de laboratório e de campo, os pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA), da Argentina,  desenvolveram nove variedades de uvas de mesa “sem sementes”. As novas cultivares já estão cadastradas no Cadastro Nacional de Cultivares e se destacam pela qualidade e produtividade.

Segundo Silvia Ulanovsky –criadora e especialista em melhoramento genético do INTA Mendoza–, “as nove variedades de uvas de mesa estenospermocárpicas, ou seja, sem sementes, um aspecto marcante se levarmos em conta que os consumidores preferem variedades de uvas de mesa estenospermocárpicos, conhecidos como 'sem sementes' por produzirem rudimentos moles, pouco ou nada perceptíveis, ao invés de sementes normais e duras ”.

Além disso, essas novas cultivares atendem aos requisitos de qualidade e produtividade, além de apresentarem facilidade de manuseio, aumento do tamanho dos bagos pela aplicação de ácido giberélico e capacidade de preservação a frio após a colheita. Por sua vez, os cachos medem pelo menos 18 milímetros de tamanho, sem recurso a reguladores de crescimento.

Com frutos rosa temos a Delicia INTA e com brancas a Esperanza INTA, Resistencia INTA e Grandeza INTA. Os frutos vermelhos são Serena INTA e Marisela INTA. Existem também aqueles com frutos pretos como Fernandina INTA, Revelation INTA e Surprise INTA.

Para Ulanovsky, é "fundamental" que a Argentina tenha suas próprias variedades de uvas sem sementes, o que representa uma vantagem competitiva para os produtores argentinos. Em relação ao aproveitamento, o pesquisador destacou o longo processo que implica o melhoramento genético.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.