CI

Argentinos exigem transparência do governo local

Jornalistas enviam carta aberta ao ministro da Agricultura


Foto: Pixabay

O Círculo Argentino de Periodistas Agrários (CAPA) enviou uma carta aberta ao ministro da Agricultura local Luis Eugenio Basterra, exigindo transparência do governo. “Embora os canais de comunicação entre o Ministério e os jornalistas especializados tenham melhorado significativamente, ainda não foram realizadas conferências de imprensa onde os comunicadores podem indagar e consultar sobre diversos assuntos que se referem ao setor agroindustrial", diz o documento. 

De acordo com o jornalista argentino Facundo Mesquida, a Argentina é um país agroexportador e, portanto, as informações do agronegócio são fundamentais para entender a realidade e a situação atual do país. “Como comunicadores temos a responsabilidade e obrigação de sermos fiéis aos acontecimentos, o que é difícil se não tivermos informações precisas do Governo Nacional”, completa ele.  

“Levando em consideração o que está expresso na Lei do Direito de Acesso à Informação Pública (27.275), é importante garantir o exercício efetivo desse direito, promovendo a participação cidadã e a transparência na gestão pública. Nesse sentido, é que recorremos a ele para promover o acesso, a transparência, a abertura e a divulgação da informação, sem discriminação e em condições de igualdade e liberdade para o exercício do trabalho jornalístico”, indica o jornalista. 

Nesta questão da transparência, o documento dos jornalistas conclui pedindo posições oficiais do ministro, para evitar, também, embates ideológicos. “Para evitar vieses ideológicos, ser o mais objetivo possível, dar notícias de qualidade e para que os produtores rurais tomem melhores decisões, é preciso ter a voz oficial do Ministro da Agricultura, Pecuária e Pesca da Nação, Luis Basterra”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.