CI

Argentinos lançam 1º sorgo tolerante a herbicida

Igrowth traz tolerância a herbicidas da família das imidazolinonas



O sorgo é um dos cultivos mais importantes na Argentina, mas sua produção é limitada pelo controle deficiente de pragas. A Advanta Seeds lançou a solução Igrowth para combater o problema. Trata-se de uma semente tolerante a herbicidas que controlam gramíneas em pós-emergência que competem com o cultivo.

“É uma tecnologia nova, já que no momento não existia uma ferramenta assim para o controle de pragas no sorgo, mas somente desenvolvimento de melhoramento genético convencional. A Igrowth traz tolerância a herbicidas da família das imidazolinonas, que permite controlar pragas de folhas largas e gramíneas em pós-emergência, das quais não poderiam ser controladas anteriomente,” explicou Tomás Sundblad, gerente de Marketing e Desenvolvimento da Advanta Seeds.

O especialista explicou que “se controlam as gramíneas anuais, e com um efeito residual importante, pelo qual os cultivos permanecem limpos até a colheita. É algo chave em anos como este, onde as pragas aparecem com resistência a distintos ingredientes ativos. Não usar indiscriminadamente sobre o mesmo lote e com doses não recomendadas são todas questões que têm a ver com o bom uso dos herbicidas em geral”.

O foco do lançamento, segundo Sundblad, não tem a ver com controle de pragas resistentas, mas sim com controle específico de gramíneas pós-emergência do sorgo. “As expectativas que guardamos com o lançamento são muito altas, devido que supomos que em poucos anos, dois terços da superfície argentina de sorgo ou 65% da área estará utilizando essa tecnologia”, disse Sundblad. Ele ainda antecipou que serão lançados sorgos graníferos e dentro de duas safras a Advanta apresentará sorgos de propósito duplo: para colheita de grãos ou silagem.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.