CI

Argentinos produzem energia solar para alimentar irrigação

"Esta será uma solução para reduzir os custos de produção"


A Secretaria de Energia do Governo de Entre Ríos, na Argentina, realizou um teste-piloto usando energia solar para alimentar mecanismos de irrigação, usando painéis do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária do país (INTA). De acordo com o Secretário de Energia, Jorge González, depois de um passeio para examinar as instalações, a nova tecnologia trará inúmeros benefícios. 

"Esta será uma solução para reduzir os custos de produção que é o que nos aflige", disse Arturo Deimonáz, dono de quatro hectares que estão perto de serem colhidos a partir do uso da irrigação, acrescentando que “isto é o que podemos fazer produtores esses momentos críticos”, completa. 

Os responsáveis indicaram que a primeira experiência foi desenvolvida com informações e conselhos de especialistas técnicos em energia limpa, que utilizaram s uma bomba de água para alimentar permanentemente por 24 painéis solares que foram colocados em um trailer especialmente preparado. Depois de visitar as plantações de arroz, González disse que a administração do governador Bordet está desenvolvendo uma política estadual que tenta encontrar soluções fundamentais para os produtores.

"Esta é uma solução possível para a questão do custo da eletricidade que hoje só aumentou 50% do valor final que terá. Isso nos dá a oportunidade de avançar em nosso plano de desenvolvimento estratégico, avaliando agora como trabalhamos nesses projetos. Estamos falando em administrar investimentos importantes”, conclui. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.