CI

Argentinos seguram soja esperando baixa de imposto

Vendas de soja na Argentina caem para nível de 2015


Dados da Bolsa de Comércio de Rosário revelam que as vendas de soja na Argentina são as mais lentas desde o final de 2015, quando o país ainda estava sob mando Kirchnerista. Por outro lado, o grão da próxima temporada tem o maior volume e a maior comercialização antecipada dos últimos seis anos. Para a nova safra, já foram vendidos 4,9 milhões de toneladas do complexo oleaginoso.

A explicação para disparidade vem da prevista redução tributária. A alíquota atual para exportação de soja na Argentina é de 30% do valor exportado. A partir de 2018, as vendas do grão terão uma redução mensal de alíquota de 0,5 pontos percentuais. Para o fim do ano que vem, a alíquota deve ser de 24%, o que gera uma diferença significativa nos ganhos a futuro.

Em Rosario, o valor da oleaginosa já baixou 2% para US$ 252 a tonelada. Já o contrato para Maio de 2018 cotado na bolsa local é de US$ 265. A diferença entre ambos contratos se ampliou para 5%. Para o analista da Futuro Y Opciones, Dante Romano, essa tendência deve continuar.

"Nesse contexto, haverá mais retenção dado que o produtor vê que tem um prêmio e um tipo de câmbio que vai levatando muito lentamente, com o qual deixa o grão no silobolsa", afirmou o analista.

Os níveis de soja processada localmente também é o mais baixo desde 2015. Ainda de acordo com a Bolsa de Comercio de Rosario, o volume previsto para os estoques finais argentinos de soja seria de um recorde de 16 milhões de toneladas. Com isso, o volume histórico a ser comercializado no ano que vem seria de 70 milhões de toneladas.

A maior parte dos contratos para o ano que vem estão sendo feitos com a modalidade de "preço a fixar".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.