Argentinos usam imagem para calcular produtividade de frutos
CI
Imagem: Pixabay
TECNOLOGIA

Argentinos usam imagem para calcular produtividade de frutos

Atualmente, as estimativas da produtividade dos frutos são feitas em fazendas selecionadas
Por: -Leonardo Gottems

Para antecipar o rendimento de uma árvore frutífera, é necessário saber a quantidade de frutos nas árvores e seu tamanho com base na estimativa do peso na colheita. Como alternativa às práticas manuais, os pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) calcularam o tamanho dos blocos analisando imagens digitais em menos tempo e com maior precisão. 

Atualmente, as estimativas da produtividade dos frutos são feitas em fazendas selecionadas com o objetivo de fazer uma previsão em escala regional. Entretanto, a possibilidade de fazer essas estimativas em cada floresta produtiva apresenta vantagens comparativas para o planejamento da logística de colheita, transporte e comercialização dos frutos. 

“Até o momento, a metodologia utilizada na região para coletar essas informações é a contagem manual do número de frutos e a medição do diâmetro equatorial dos frutos por meio de calibre”, comentou Dolores Del Brío, pesquisadora do INTA Alto Valle, que reconheceu: "Essas metodologias nem sempre são precisas e exigem muito tempo de medição em campo”, completa. 

Nesse sentido, Del Brío destacou a importância de avaliar metodologias alternativas que otimizem as medições do tempo de trabalho e da qualidade dos resultados. De acordo com os resultados obtidos no ensaio, o pesquisador destacou que “a metodologia proposta poderá ser utilizada para estimar o diâmetro do fruto, enquanto se avança no desenvolvimento de uma metodologia para estimar o número de frutos, a fim de utilizar –No futuro– ambas as metodologias na concepção de um modelo de previsão da colheita local baseado na análise de imagens”. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink