Aromas microbianos podem salvar colheitas da seca

DESCOBERTA

Aromas microbianos podem salvar colheitas da seca

omo ecologista microbiano, meu trabalho se concentra em entender como micróbios e plantas trabalham juntos
Por: -Leonardo Gottems
606 acessos

A pesquisadora Rachel Carson, autora do livro Silent Spring, afirmou que o aroma de alguns microrganismos pode auxiliar algumas colheitas a sobreviveram ao estresse hídrico, já que o olfato tem a possibilidade de recolher memórias. De acordo com ela, os microrganismos são responsáveis pela maioria dos cheiros que nós, seres humanos, sentimos. 

Além disso, os sabores microbianos também podem proteger as plantas, sendo que os micróbios, graças aos odores que liberam, podem ajudar as plantas a tolerar melhor essas condições estressantes, “um serviço importante em um clima mais quente. Como ecologista microbiano, meu trabalho se concentra em entender como micróbios e plantas trabalham juntos e quais aromas microbianos ajudam as plantações”. 

No entanto, somente na última década os pesquisadores perceberam que os micróbios também se comunicam com a ajuda de compostos voláteis. Alguns micróbios usam voláteis para enviar sinais ou coordenar seu comportamento, como a capacidade de se mover ou crescer. Os voláteis têm baixos pontos de ebulição e outras propriedades únicas que lhes permitem evaporar facilmente e viajar pelo ar a longas distâncias, de uma perspectiva microbiana, pelo menos. 

“Minha pesquisa em comunicação microbiana analisou como os micróbios do solo que vivem perto das raízes das plantas usam substâncias voláteis para trocar informações na rizosfera ou espaço da raiz. Bactérias e fungos na verdade respondem uns aos outros com terpenos, outro tipo de volátil”, concluiu a pesquisadora em seu depoimento.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink