CI

Arroz/CEPEA: Aumenta diferença entre preços de arroz “livre” e depositado

As quedas nos valores do produto depositado foram influenciadas pela intensificação da colheita no período


Nos últimos três meses, a diferença entre os preços do arroz “livre” (produto nos armazéns das propriedades rurais e secadoras) e o depositado nas beneficiadoras aumentou de forma significativa, segundo informações do Cepea. Essa alta no diferencial resulta do maior aumento no preço médio do arroz “livre” em relação ao verificado para o produto em depósito. De abril para maio, o preço médio do arroz “livre” permaneceu praticamente estável, ao passo que o do arroz depositado teve forte queda. Isso ocorreu porque indústrias ofertaram preços menores na compra do arroz depositado e ficaram fora das compras do mercado de arroz “livre”. As quedas nos valores do produto depositado foram influenciadas pela intensificação da colheita no período.
 
Já em junho, devido à forte retração de produtores, muitas empresas passaram a ofertar preço de compra para os dois tipos de arroz. Na safra de 2010, o cenário foi diferente, conforme pesquisadores do Cepea. De março a outubro do ano passado, a diferença entre os preços do arroz livre e depositado permaneceu praticamente estável, de R$ 0,40 a R$ 0,50/saca, a favor do produto “livre”. A partir de novembro daquele ano, o diferencial passou a variar bastante.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.