CI

Arroz irrigado é tema de Dia de Campo em dezembro no MS


O arroz está entre os cereais mais importantes do mundo. É um dos alimentos com melhor balanceamento nutricional, fornecendo 20% da energia e 15% da proteína necessária ao ser humano. Trata-se de uma cultura adaptada a diferentes condições de solo e clima. Além disso, é considerada a espécie com maior potencial para o combate a fome no mundo, pois é cultivado e consumido em todos os continentes.


No Brasil, o arroz irrigado é produzido em dezesseis estados localizados em todas as regiões, portanto, sob condições climáticas muito distintas. De acordo com dados do IBGE, em 2011, o cereal foi produzido em 26 Estados. Os principais Estados produtores de arroz foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Piauí, Pará, Góias, Paraná, Rondônia e Mato Grosso do Sul.

Ainda em relação à safra de 2011, os dados revelam que o país produziu aproximadamente 13 milhões e meio toneladas do grão, em uma área total cultivada superior a 2 milhões e meio de hectares. Em 2011, o Mato Grosso do Sul foi o 11º Estado produtor de arroz no ranking nacional, responsável por aproximadamente 158 mil toneladas do grão, cultivado em quase 30 mil hectares.

Dia de campo - Para debater sobre diversos aspectos relacionados à cadeia produtiva de arroz no Estado, será realizado durante a manhã do dia 9 de dezembro, sexta-feira, o 16º Dia de campo da Fazenda San Francisco, em Miranda. O evento deve reunir cerca de 180 pessoas, entre produtores, pesquisadores, industriais, autoridades, fornecedores de insumos e equipamentos e técnicos envolvidos com a cadeia produtiva do arroz irrigado em MS

“O Dia de Campo deve marcar a abertura da colheita de arroz em Mato Grosso do Sul, além de apresentar comparativo de variedades. Acontecerão palestras e visitas técnicas, além de debates sobre produção consorciada de arroz irrigado, soja e sorgo na região”, disse o presidente da Associação de Produtores de Arroz e Irrigantes do MS (APAI/MS), Roberto Coelho.


O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Fernando Mendes Lamas, acredita que o evento irá oferecer informações que contribuirão significativamente para o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do arroz irrigado no Estado, trazendo reflexos positivos para a produção regional, por meio da troca de experiências e visitas a áreas produtivas.

A programação do evento, consta de recepção agendada para às 8h30, seguida de palestra de abertura proferida pelo presidente da Associação de Produtores de Arroz e Irrigantes do MS (APAI/MS), Roberto Coelho, seguida de visita aos campos produtivos da propriedade. Às 11h15, o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Rodrigo Arroyo Garcia, apresenta palestra enfocando as perspectivas da cultura da soja no Vale do rio Miranda.

Os interessados devem confirmar sua presença pelo e-mail [email protected] ou telefone (67) 3321-5166, com Deyse. O evento é uma realização da Sementes San Francisco de Arroz Irrigado, Embrapa Agropecuária Oeste, Embrapa Arroz e Feijão, Associação de Produtores de Arroz e Irrigantes do MS (APAI/MS) e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Miranda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.