CI

Arroz irrigado registra safra histórica no Sul de Santa Catarina

Região é responsável por 63% da produção estadual



O Sul de Santa Catarina colheu 736 mil toneladas de arroz irrigado na safra 2016/17. O número é praticamente 10% superior ao período anterior e o maior da história na região. “Com o preço atual, este aumento de produção na lavoura gerou quase R$ 60 milhões a mais na economia regional”, informa Douglas George de Oliveira, engenheiro-agrônomo e líder do projeto grãos da Epagri no Sul catarinense.

A região é responsável por 63% da produção estadual, com 94.900 hectares plantados. A Epagri divide o Sul do estado em três sub-regiões para análise da safra de arroz irrigado. A de Criciúma teve o maior crescimento (14,3%), chegando a 8.034 kg/ha. As sub-regiões de Araranguá e Tubarão tiveram produtividades de 7.755 kg/ha (+9,8%) e 7.493 kg/ha (+6,1%), respectivamente.

O clima favorável e a adoção de cultivares com alto potencial produtivo impulsionaram a safra de arroz irrigado no Sul do estado. O verão mais seco, com grande número de dias ensolarados e com temperaturas máximas mais amenas, permitiu às plantas renderem mais. O cultivar SCS 121 CL, da Epagri, respondeu sozinho por mais de 50% da área plantada na região. “Seu excelente desempenho de lavoura, aliado ao clima favorável, permitiu as fartas colheitas”, avalia Oliveira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.