CI

Arroz para áreas tropicais é destaque da Embrapa em evento

A Embrapa está pronta para o início da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins entre os dias 10 e 13 de maio


Foto: Pixabay

A Embrapa está pronta para o início da Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins, que acontece em Palmas, entre os dias 10 e 13 de maio. O evento, que nesse ano tem por tema “Integrar e Intensificar para Preservar”, será conduzido de forma híbrida, com ações presenciais e virtuais. A Feira é organizada pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da sua Secretaria de Agricultura (Seagro), com apoio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPT).

Com o objetivo de apresentar novidades sobre a cultura do arroz na região tropical, a Embrapa Arroz e Feijão terá no evento a presença dos pesquisadores Paulo Hideo, José Colombari Filho, Inocêncio de Oliveira e Mábio Crisley, além de Raimundo Nonato da Rocha, analista do Núcleo Regional do centro de pesquisa em Palmas. Para compor o estande da Empresa na Feira, a Unidade, que tem sede em Santo Antônio de Goiás, se junta a outras cinco: Embrapa Algodão, Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Milho e Sorgo, Embrapa Pesca e Aquicultura e Embrapa Recursos Genéticos, levando o que de melhor a pesquisa tem desenvolvido.

Na quarta-feira (11), segundo dia de evento, às 15h30, no auditório do Pavilhão da Agrotecnologia, Paulo Hideo apresentará a palestra “BRS A706 CL: Nova opção de cultivar de arroz irrigado para o sistema de produção Clearfield”. No canal do YouTube da Embrapa, serão disponibilizadas, ainda, duas palestras virtuais com pesquisadores da Empresa: uma também sobre a BRS A706 CL, outra tratando da BRS A705 (veja abaixo informações sobre essas tecnologias).

Já no dia 12, todos os integrantes do centro de pesquisa, além do pesquisador Daniel Fragoso, da Embrapa Pesca e Aquicultura, estarão juntos no estande da Uniggel, parceira da Embrapa no melhoramento e produção de sementes, para atendimento aos produtores que tenham dúvidas sobre a cultura do arroz.

Tecnologias Embrapa na Agrotins

Com indicação para regiões tropicais e subtropicais, a cultivar BRS A705 é classificada como precoce, com ciclo em torno de 120 dias, o que promove economia na irrigação. A variedade apresenta alto potencial de produtividade, em torno de 10 toneladas por hectare, e porte baixo, entre 5cm e 10cm menor que as demais cultivares comerciais, conferindo resistência ao acamamento, mesmo em condições elevadas de adubação.
– Saiba mais sobre a BRS A705 em Soluções Tecnológicas.

Também indicada para regiões tropicais e subtropicais, a BRS A706 CL, lançada em março desse ano (assista ao vídeo de lançamento), é resultado de longo trabalho da pesquisa da Embrapa, juntamente com seus sementeiros parceiros: Brazeiro Sementes, Uniggel Sementes e Sementes Simão. Possui elevado potencial produtivo, tolerância ao acamamento, presença de stay green e boa resistência às principais doenças da cultura. Apresenta estabilidade no rendimento de grãos inteiros e excelente qualidade de grãos para linha de produtos premium. É a primeira cultivar de arroz irrigado de ciclo médio a ter em sua genética a tecnologia Clearfield®, da BASF.
– Saiba mais sobre a BRS A706 CL em Soluções Tecnológicas e Publicações.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.