CI

Arroz uruguaio atinge valorização histórica

O preço médio do grão foi definido em 17,28 dólares a saca de 50 quilos, quase o dobro da média das safras anteriores


Os orizicultores uruguaios comemoram o bom momento do setor. O preço médio do grão foi definido em 17,28 dólares a saca de 50 quilos, quase o dobro da média de 9 dólares das safras anteriores. Conforme o proprietário da Estância La Glória, Dorval Ribeiro, a alta no preço se deve à procura e à redução nos estoques no mercado interno. Apesar da cotação, ele não pretende aumentar a produção, pois a sua propriedade, que fica em Treinta y Tres, tem como foco a recria e o confinamento de animais Angus e Hereford. "O preço está bem superior ao que tenho obtido com o confinamento", reconhece. No local, são cultivados 900 ha de arroz e outros 400 de sorgo. "Aqui não usamos plantio direto e não temos problemas com arroz vermelho. Além disso, o solo é mais fértil e tem mais potencial de produção."

A família de Ribeiro mantém uma propriedade no RS, em Camaquã, onde são cultivados 1,1 mil ha de arroz e criados animais Devon. Enquanto o rendimento médio no Brasil é de 6,5 mil quilos por ha, no Uruguai atinge 7,5 mil quilos.

Assim como para os brasileiros, os custos de produção da lavoura também são preocupação para os uruguaios. "O custo foi de 1,5 mil dólares na safra passada e vai aumentar tremendamente na próxima, quando deve chegar a 2 mil dólares", calcula Ribeiro. O agropecuarista defende o associativismo como forma de prosperar no setor. "A única defesa do produtor é se associar. Em uma negociação grande isso é fundamental", pondera. Na propriedade, Ribeiro dispõe de quatro espaços para confinamento, dois que comportam 200 animais e outros dois com capacidade para 150. A carne é destinada à Europa e à Rússia.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.