CI

Arrozeiros abrem a temporada de plantio em Mostardas (RS)

O evento dá a partida oficial na semeadura da safra orizícola 2013/14 e abre contagem regressiva para a 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz


A Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz) e a Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares realizam no próximo sábado (5/10) a 10ª Abertura Oficial do Plantio do Arroz, no Parque de Eventos de Mostardas (RS). O evento dá a partida oficial na semeadura da safra orizícola 2013/14 e abre contagem regressiva para a 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, que acontecerá no mesmo local entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2014.

 No evento, o secretário Nacional de Política Agrícola, Neri Geller, antecipará a expectativa de safra nacional da Conab e abordará temas referentes aos leilões de estoques, suporte de preços e política de comercialização do arroz para 2014, e falará sobre desafios e fortalezas do arroz gaúcho. O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Cláudio Pereira, deputados e autoridades regionais estarão presentes.

 Além da programação técnica e setorial e a semeadura simbólica da primeira lavoura, o evento reservará espaço para a escolha das soberanas da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, às 20h30min, em jantar-baile no CTG Tropeiros do Litoral. Segundo o presidente da Federarroz, Henrique Osório Dornelles, é importante que os arrozeiros gaúchos, principalmente da região, se façam presentes à Abertura do Plantio, seja pela programação técnica ou pela união do setor produtivo na defesa de seus interesses. “É hora de apresentarmos as demandas para a safra e a política de comercialização”, informa.

O presidente da Associação de Arrozeiros de Mostardas e Tavares, Alexandre Velho, destaca o envolvimento da comunidade com os eventos que sediará e a relevância deste momento. “Mostardas não está medindo esforços para receber bem à cadeia produtiva do arroz, pois é um momento importante para questões-chaves da política agrícola voltada ao arroz”, enfatizou. Destacou também o apoio fundamental da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, Irga e patrocinadores, além da equipe de trabalho.

Programação:

9h: Panorama sobre a Abertura Oficial do Plantio do Arroz – Safra 2013/14, pelos presidentes da Federarroz, Henrique Osório Dornelles, e do Irga, Cláudio Pereira.
9h30min: Palestra “Desafios para a produção sustentável de soja em várzea”, com dr. Ênio Marchesan, professor da Universidade Federal de Santa Maria (RS).
10h15min: Palestra “O solo no contexto da lavoura arrozeira e sistemas associados de produção”, com o professor Ibanor Anghioni, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, consultor do Irga.
11h: Palestra “Novo sistema de irrigação para várzeas gaúchas”, promovido pela empresa Delta Plastics.
11h45min: Palestra “Desafios e fortalezas do arroz gaúcho”, pelo secretário Nacional de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller.
12h30min: Pronunciamento das autoridades.
13h: Abertura Oficial do Plantio do Arroz – Safra 2013/14
13h30min: Almoço
20h30min: Escolha das Soberanas da 24ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, no CTG Tropeiros do Litoral.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.