CI

Arrozeiros articulam-se contra queda no valor da saca

Ato realizado em Restinga Seca reuniu cerca de 1,6 mil participantes


Ato em defesa dos produtores de arroz, organizado pela comissão Te Mexe Arrozeiro 2018, reuniu cerca de 1,6 mil pessoas em Restinga Seca nesta quarta-feira. O evento foi realizado para definição de pautas de reivindicação, buscando a reestruturação da produção de arroz nacional e a valorização do grão no mercado interno, que sofreu queda de 33% no preço.

Entre as pautas principais estão o corte das importações de arroz do Mercosul até que haja igualdade tributária, ambiental e de legislação ambiental. O movimento também reivindica o adiamento dos pagamentos vencidos e a vencer até que existam condições favoráveis, entre outros itens.

De acordo com Ciro Alberto Kuhnen, membro da comissão organizadora do Te Mexe Arrozeiro 2018, a situação atual dos orizicultores é o endividamento. "Hoje, o produtor gasta cerca de R$ 44,00 por saca e, na maioria das vezes, não consegue vender por mais de R$ 30,00", diz Kuhnen.

Membros de entidades do agronegócio também estiveram presentes na manifestação. O presidente da Farsul, Gedeão Silveira Pereira, ressaltou a importância do evento, mas acredita que solução a curto prazo já foi conquistada, com os leilões de PEP e Pepro balizados com recursos do governo federal, anunciados na terça-feira. "Isso irá evitar a queda do preço arroz a curto prazo", disse. O ato segue ao longo desta semana. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.