CI

Arrozeiros discutem demandas para a gestão do Irga

Resultado das reuniões será apresentado na Convenção Técnica Estadual


O resultado da série de reuniões será apresentado na Convenção Técnica Estadual do Irga, que acontece de 01 à 03 de junho de 2011, em Santa Maria (RS)

Com o objetivo de discutir demandas prioritárias nas áreas de pesquisa, extensão e política setorial durante a gestão 2011/2014, o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) promove uma série de reuniões com técnicos, pesquisadores, engenheiros agrônomos e produtores que integram os quarenta Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural das seis regiões arrozeiras do Estado. A atividade iniciou na segunda-feira (02) e se encerra nesta sexta-feira (06).

Segundo o assessor técnico do Irga, Sérgio Lopes, as reuniões superaram as expectativas com a presença de representantes da lavoura arrozeira. “O evento promove, também, a integração entre a pesquisa, a extensão rural, a equipe de política setorial, e produtores”, salientou. No município de Rio Pardo, na região da Depressão Central, por exemplo, os produtores que contribuíram com sugestões ressaltaram que as principais preocupações estão voltadas para a viabilidade econômica da atividade, como a procura de novas opções de exploração agropecuária com maior rentabilidade, como a cultura da soja e da pecuária. Também, está entre as demandas, a reordenação dos custos de produção e de tributos, a busca de alternativas de comercialização e preços compatíveis e justos, a renegociação dos contratos de arrendamento e o realinhamento com a realidade atual, entre outros.

De acordo com Lopes, o relatório final das reivindicações permitirá ao Irga trabalhar com maior eficiência na retomada da competitividade econômica da produção agrícola na metade sul do Rio Grande do Sul e ajudar na saída da crise que afeta o setor primário dessa região. O ciclo de encontros se encerra na manhã de hoje no município de São Francisco de Assis, na Associação de Funcionários da Cotrijuí.

As reuniões aconteceram simultaneamente nos 40 núcleos da autarquia e as demandas apontadas serão apresentadas durante a Convenção Estadual do Irga que acontece de 1º a 03 de junho, em Santa Maria.

As informações são da assessoria de imprensa do Instituto Rio Grandense do Arroz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.